As doenças autoimunes são um grupo de doenças distintas que têm como origem o fato do sistema imunológico passar a produzir anticorpos contra componentes do nosso próprio organismo. Por motivos variados e nem sempre esclarecidos, o nosso corpo começa a confundir suas próprias proteínas com agentes invasores, passando a atacá-las. Portanto, uma doença autoimune é uma doença causada pelo nosso sistema imunológico, que passa a funcionar de forma inapropriada.

Existem pelo menos 80 tipos de doenças autoimunes. Praticamente qualquer parte do corpo pode ser afetada. Embora os sintomas dependam da condição, existem sintomas comuns à maioria das doenças autoimunes, como febre pouco elevada e fadiga.  Em muitos casos os sintomas aparecem e desaparecem ciclicamente.

As causas são geralmente de origem desconhecida. Algumas doenças autoimunes, como o Lupus, são familiares, enquanto outras podem ser desencadeadas por infecções ou outros fatores ambientais. 

Nosso organismo possui um complexo sistema de defesa contra invasões de agentes externos, sejam estes bactérias, vírus, fungos, parasitas, proteínas ou qualquer outro ser ou substância que não seja natural do corpo. Este sistema de defesa é chamado de sistema imunológico.

O processo evolutivo criou um mecanismo de defesa que é capaz de reconhecer praticamente qualquer tipo de invasão ou agressão ao nosso corpo. A complexidade do sistema está exatamente em conseguir distinguir entre:

Toda vez que o sistema imunológico se depara com alguma substância estranha, que ele interprete como potencialmente danosa, ele passa a produzir células de defesa e anticorpos para combatê-la. Toda substância estranha capaz de desencadear uma resposta imunológica é chamada de antígeno.

Não sabemos exatamente por que as doenças autoimunes surgem. A teoria mais aceita atualmente é de que o sistema imunológico, após ser exposto a um antígeno, escolhe como alvo para a produção de anticorpos uma proteína semelhante a outra já existente em nosso organismo.

Não existe um sintoma que seja específico das doenças autoimunes. Cada doença tem seu próprio quadro clínico.

Doenças como as doenças alto-imunes, são deveras assustadoras e costumam tirar o nosso sono, e para nossa prevenção precisamos nos manter dentro de um panorama de tranquilidade em nosso cotidiano. Adquirir um bom plano de saúde tende a trazer mais tranquilidade e nos dá um pouco mais de confiança nos estabelecimentos médicos.

Os planos de saúde da amil saúde são os mais procurados no mercado das vendas de planos de saúde, por terem a melhor cobertura hospitalar do Brasil e também as melhores condições do momento. Por isso na hora de contratar um plano de saúde procure a amil e viva sem o fantasma das preocupações. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *