Bacharel em Direito e Doutor em Ciência Política, com especialização em Análise de Processo Legislativo, desempenhou diversas funções de Estado na Administração Pública brasileira e aposentou-se como servidor efetivo de carreira do Senado Federal, com mais de 30 anos de trabalho, muitos dos quais dedicados ao Parlamento Latino-Americano. Integra o quadro de Imortais, “de notória competência e saber” da ANE – Academia Brasileira de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais.

Tem 64 anos, é carioca e tem quatro filhos e três netos. Morou, trabalhou e estudou em vários países das Américas, Ásia e Europa.

Frequentou instituições de ensino de reconhecida excelência, como a Faculdade Nacional de Direito da UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro; UCLA – Universidade da Califórnia, em Los Angeles, Universidade Panthéon-Sorbonne, em Paris, dentre outras.

É casado com a psicóloga Paula Amine Fogaça Portocarrero, presidente da TV PSI.

Desde 2016, reside com a família em Portugal, onde até 2019 exerceu as funções de Vice-Presidente da Federação das Câmaras de Comércio Exterior do Brasil (FCCE). Atualmente é Diretor Executivo do Instituto Psiconsciência, Pesquisa, Serviços e Neuropsicologia Aplicada (institutopsi.org), ONG portuguesa intrinsecamente vinculada à TV PSI desde a sua concepção.

É também fundador e CEO da PortugalMaisFácil, Lda (portugalfacil.pt), prestadora de serviços portuguesa, dedicada a orientar, facilitar e executar processos afetos à imigração de pessoas, famílias e empresas comerciais/industriais que pretendam residir/atuar em Portugal.

Foi um dos pioneiros na difusão do pensamento holístico em sua origem, com participação ativa na implantação da UNIPAZ, universidade onde ministrou vários cursos destinados a agentes de instituições oficiais, tendo participado de seus colegiados transdisciplinar e de administração do campus em Brasília, além de assessorar o Reitor Pierre Weil na elaboração de convênios e outros contratos, bem como na condução dos assuntos jurídicos em geral. Nessa trajetória, que inclui sua participação direta nos acordos legais de transferência de tecnologia Brasil-Índia, nas áreas de Fitoterapia e Ayurveda, teve a oportunidade de estudar na M.I.U. e de visitar outros centros científicos de referência, sobre diferentes técnicas e meditação e de psicologia budista tibetana.

Em função de tais atividades, trabalhou pessoalmente com alguns dos mais conhecidos ícones do estudo holístico e transpessoal, como Deepak Chopra, Jonh Pierrakos, Jean-Yves Leloup e Fritjof Capra, entre outros. Trabalhou também diretamente com S. S. Sri Mataji Nirmala Devi, em uma de suas viagens ao Brasil, e foi recebido, em visita exclusiva na residência oficial, por S. S. o Dalai Lama, em Dharamsala.

Dentre os muitos cargos públicos que ocupou, foi assessor do Governo do Estado do Rio de Janeiro e Supervisor da Companhia Brasileira de Alimentos do Ministério da Agricultura; Presidente do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente no Governo do Distrito Federal. Criou e estruturou a Assessoria Parlamentar Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).

Trabalhou para S. S. Maharishi Mahesh Yogi, como um dos precursores no reconhecimento legal e científico da Meditação Transcendental no Brasil e suas aplicações nas políticas públicas, desde os primeiros anos da década de 1980.

Contribuído ativamente para a instituição das Práticas Complementares Integrativas no Sistema Único de Saúde do Brasil (SUS), assim como na redação e implantação do Estatuto da Criança do Adolescente e de inúmeros outros diplomas em sua vasta produção legislativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *