É fato que, nos meses mais escuros do ano, dormimos mais, acordamos menos rapidamente e temos menos energia.
Falta luz do dia e falta sol. A iluminação artificial não pode ajudar, mas a fototerapia pode.

Esta interessante matéria veiculada pela Deutsche Welle (DW), conhecida rede internacional de televisão alemã, ajuda-nos a compreender alguns dos principais fundamentos e técnicas associados à aplicação deste recurso terapêutico.
Veja, a seguir, a íntegra da matéria intitulada “DEPRESSÃO DE INVERNO”:

Até os antigos gregos sabiam como a luz é importante para a nossa saúde. Eles a usavam na cura e terapia de várias doenças. Há cerca de 2.000 anos, o médico grego Aretaios recomendava: “As pessoas letárgicas devem ser colocadas na luz e expostas aos raios.” A luz tem um efeito positivo em nosso corpo, influencia nosso humor e nosso bem-estar. A terapia da luz também não funciona de maneira muito diferente.

Especialmente no inverno, quando a luz e o humor estão bastante nublados, muitas pessoas sofrem do chamado transtorno afetivo sazonal ou SAD (Seasonal Affective Disorder), também conhecido como depressão de inverno. Mas muitas pessoas só sofrem com isso na estação escura. Na primavera e com os primeiros raios de sol, geralmente desaparece por si só.

Em contraste com a depressão típica , as pessoas afetadas geralmente estão cansadas, embora durmam mais. Por exemplo, algumas pessoas que sofrem de depressão de inverno procuram intuitivamente o chocolate. Ele contém grandes quantidades do aminoácido triptofano. Isso é convertido no cérebro em serotonina, o hormônio da felicidade que nos deixa de bom humor. A exposição ao sol e a luz natural também controlam a formação de serotonina.

A luz te faz feliz

Quando os dias são mais curtos e as noites mais longas, a curva de humor de muitos de nós diminui, alguns ficam letárgicos e mal conseguem fazer nada. Frequentemente, a concentração também sofre com os azuis do inverno.
No inverno, quando estamos relativamente pouco fora e temos muita luz artificial, isso perturba nosso ritmo interno. “Então a sincronização não funciona mais corretamente. Tentamos corrigir isso novamente usando este sinal de luz artificial na terapia de luz.”

Trazendo luz para escuridão

A influência da luz tem-se mostrado uma boa terapia. Isso não significa luz artificial, como a temos no escritório ou em casa, mas luz natural. Está disponível no exterior, ao ar livre ou como substituição de uma lâmpada diurna especial.

Uma sessão deve durar cerca de 30 minutos por dia. É melhor sentar-se em frente a esta fonte de luz pela manhã, imediatamente após acordar, o que fornece uma intensidade de luz de até 10.000 lux (unidade de iluminância). Isso corresponde a cerca de cem vezes os valores que temos com a iluminação normal da casa. A intensidade da luz que nosso corpo experimenta quando estamos ao ar livre em um dia ensolarado é, no entanto, muito maior. Mas se expor a 10.000 lux nos meses escuros do inverno ajudará a maioria das pessoas a superar melhor a estação escura.

Dia e noite

O chamado relógio circular garante nosso ritmo natural. Dois hormônios desempenham um papel importante nisso: O cortisol, que é liberado principalmente pela manhã, é um fator importante para nos ativar e começar o dia. O segundo hormônio é a melatonina, que é liberada na fase escura e, assim, garante nosso sono. Segundo Oster, “A melatonina é muito sensível à luz. Se nos levantarmos à noite e acendermos a luz, nosso nível de melatonina baixará muito rapidamente em alguns segundos a minutos. Se dermos agora a terapia da luz, podemos influenciar esses dois hormônios diretamente, mas também indiretamente”.

Portanto, se nos sentarmos em frente a uma lâmpada especial após acordar, nós a usaremos para apoiar a produção de cortisol e será mais fácil passarmos para a fase de vigília e atividade. “Por outro lado, também é importante que não recebamos nenhuma luz à noite, pois perturbaríamos a melatonina ali”, diz Oster.

A luz contra distúrbios do sono

Os idosos, em particular, costumam sofrer de insônia, porque o ritmo normal de vigília-sono diminui com a idade. “O sono é fragmentado, dizemos. Você acorda com mais frequência à noite”, explica Oster. “Isso pode realmente significar que as pessoas ou os idosos não estão dormindo o suficiente. Isso, por sua vez, significa que estão com muito sono durante o dia.” Os médicos têm usado lâmpadas diurnas em lares de idosos para estabilizar o ciclo claro-escuro e, portanto, também o ciclo sono-vigília – com resultados positivos.

Nosso corpo pode se adaptar às condições de luz no inverno. Mas agora estamos nos expondo cada vez menos e menos e menos à luz natural. Em vez disso, sentamos em salas com luz artificial.

“Nosso relógio interno não tem sido capaz de se preparar evolutivamente para o fato de termos relativamente pouca luz natural nos meses de inverno porque não estamos tanto ao ar livre”, explica Oster. “Se não estivermos sentados em frente a tal lâmpada diurna, sofreremos de uma permanente falta de luz no inverno.” Isso pode variar de mau humor à depressão.

Não é adequado para todos

Pessoas com certas condições médicas não devem fazer fototerapia. Isso inclui diabéticos, por exemplo, porque o diabetes pode danificar a retina. Uma fonte de luz adicional pode tornar esses problemas ainda piores. Uma visita ao médico antes de uma terapia de luz é aconselhável para quem sofre de glaucoma . A pesquisa também mostrou que a terapia da luz pode fazer mais mal do que bem em pessoas com doenças mentais. Por exemplo, mania ou hipomania podem ocorrer em pessoas com transtorno bipolar. Alguns medicamentos, como os antibióticos, podem ter um efeito negativo no corpo. Em geral, entretanto, a fototerapia é bem tolerada e uma boa alternativa aos antidepressivos.

Mas uma regra importante é: não olhe diretamente para a luz, é melhor colocar a lâmpada um pouco afastada. Os 30 minutos não são tempo perdido. Finalmente, nestas condições, é possível ler o jornal da manhã ou um livro ou simplesmente tomar o café da manhã em paz.

FONTE:
Deutsche Welle
https://www.dw.com/de/depression-lichttherapie-hilft-gegen-winterblues/a-52021141

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