De acordo com uma pesquisa irlandesa, exercícios com carga podem contribuir para a saúde mental e o controle do humor, reduzindo o estresse e a ansiedade. E um ponto bastante positivo é que, para isso, basta estar em casa e usar como pesos, por exemplo, um saco de mantimentos ou garrafinhas de água.

O estudo, conduzido pela Universidade de Limerick concluiu que um programa básico de atividades físicas com agachamentos, levantamentos de peso e abdominais trazem benefícios para a mente. Um dos resultados da pesquisa é que a musculação pode ter um papel importante no controle da ansiedade humana, reduzindo ou até eliminando o uso de remédios ansiolíticos.

Além de ajudar o corpo na produção de endorfina, um dos hormônios da felicidade, uma única sessão de musculação pode promover mudanças positivas. De acordo com os pesquisadores, esse esforço reduz e controla os níveis de ansiedade em longo prazo.

No entanto, alguns cuidados devem ser tomados, como principalmente receber a orientação profissional. Atividades que envolvem carga, se feitas de uma maneira equivocada, podem ser prejudiciais à saúde, ocasionando lesões como o rompimento de ligamentos, além do aumento do risco de adoecimento, por isso, necessitam de acompanhamento correto.

DICAS

– Não há atividade melhor do que aquela que você gosta de realizar. Escolher o que lhe agrada ajudará a manter a adesão e gerar mais prazer.

– Esforce-se e não faça corpo mole. As substâncias liberadas durante as atividades mais intensas estão associadas à felicidade, por mais contraditório que possa parecer.

– Mantenha a regularidade e a rotina. Isso porque a atividade desenvolvida atua por vias agudas e crônicas.

– Concentre-se no exercício e note as melhorias no corpo e na mente. Pesquisas mostram que a atenção e a percepção das mudanças se relacionam ao bem-estar.

Fonte: catracalivre.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *