O Hospital Distrital de Santarém (HDS) inaugurou a “OficINa – Arte Bruta Inclusiva”, um novo espaço instalado no Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental que pretende usar a arte como ferramenta terapêutica e desmistificar a barreira dos estigmas associados à doença mental.

Este projeto dá continuidade ao trabalho iniciado em 2016 com o “Incluir”, criado pela Associação r.INseRIR, que envolve profissionais do Serviço de Psiquiatria do HDS e oficinas artísticas que funcionaram no Convento de S. Francisco e em vários locais públicos de Santarém, envolvendo utentes do hospital de dia do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental e membros da comunidade.

Segundo Carla Ferreira, enfermeira deste departamento, a OficINa “pretende ser um espaço de arte bruta inclusiva, de total liberdade de expressão artística sem tabus que possa ser partilhado pelos nossos artistas, os utentes,) e também por artistas céleres”. A nova oficina “é um espaço de criação artística que não pretende ser só arte plástica, pode ser costura, arraiolos, oficina de reciclagem de móveis, entre outras”, acrescentou.

Este projeto contou com o apoio financeiro do “Programa de Responsabilidade Social – Fidelidade Comunidade”, no valor de 47.500 euros, que permitiu a construção de um novo edifício contíguo ao Serviço de Psiquiatria do HDS, e do Prémio BPI “la Caixa” Capacitar, no valor de 28.670 euros, que vai possibilizar a dinamização de projetos de reabilitação psicossocial.

Fonte: rederegional.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *