Abril é o mês Internacional da prevenção dos maus tratos na infância. Um problema que une várias instituições na campanha de alerta para a prevenção dos maus-tratos a que muitas crianças e jovens ainda são sujeitos.

Sob o lema “Trabalhar com e para as Crianças, pelo Direito a Crescer com Igualdade”, esta campanha visa alargar a intervenção sobre este problema a outras áreas da sociedade e sublinhando que todas as crianças têm o direito a crescer em ambientes seguros e protetores e que cada um de nós tem um papel a desempenhar.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS), através do Programa Nacional de Prevenção da Violência no Ciclo de Vida e do Programa Nacional de Saúde Infantil e Juvenil, lançou este mês a Carta dos Direitos da Criança nos Cuidados de Saúde Primários, projeto desenvolvido pelo Instituto de Apoio à Criança em parceria com o Programa Nacional de Saúde Infantil e Juvenil da DGS, com apoio do Município de Lisboa.

ULS Guarda promove Webinar sobre “Bullying e Cyberbullying”

Também o Núcleo Hospitalar de Apoio a Crianças e Jovens em Risco da Unidade Local de Saúde da Guarda se associa acompanha através da dinamização de um webinar sobre “Bullying e Cyberbullying”: Uma ameaça em tempos pandémicos” que terá lugar esta quarta-feira, dia 21 de abril.

O bullying é um problema que se tem vindo a agravar sobretudo com o desenvolvimento do cyberbullying, sendo que, no futuro, a tendência do uso dos aparelhos eletrónicos e do acesso à internet irá ser cada vez maior. O vasto período de confinamento face à pandemia Covid-19 agravou este problema. Atualmente trata-se de uma preocupação partilhada tanto por pais, como por profissionais, como por organizações direcionadas para a proteção de crianças e jovens, incluindo a segurança online.

De acordo com a Unicef, em todo o mundo, a pandemia por Covid-19 resultou numa crise dos direitos das crianças, com custos imediatos que devemos acautelar. Importa reforçar o direito de todas as crianças crescerem em ambientes seguros e protetores.

FONTE: SNS – Serviço Nacional de Saúde – Portugal.

Publicação eletrónica de 21/04/2021

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *